sexta-feira, 15 de julho de 2011

Feliz Tanabata Matsuri !!!!

O que significa isso tia Pérola?

Dia 7de julho foi comemorado o festival das estrelas.Tem sua origem na celebração do deus da água (Mizu-no-Kami). Nesta data, as tecelãs chamadas de tanabatatsume dedicavam-se a tecer, por uma noite a fio, um pano como oferenda para proteção contra doenças.

Vamos conhecer um pouco da historia?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8AB5rDSwwfYTt5uQPusi3bIoDlqBz7kZ_H5f7Rx2gNdyjmkghFjddUFW4XWonEXIBUIc10fEtWF2kId5Sa3-8mXSxkjyZc8oEDchROAmZ3FLqezwkkrHX-w05_BDNieGQqCA1SyXRgHl4/s1600/tanabata.jpg

As origens do festival
Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava nas proximidades da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime
, a "Princesa Tecelã". Um dia, Tentei o "Senhor Celestial" (Deus), pai da princesa, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyuu - o "Pastor do Gado" (também chamado de Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram profundamente. Desde então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.


Depois de um tempo, indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAsePcstI8KMxt918DpFaF4F2OarMb77t0miGNFC6xDhVgqG_0_cAsrwcA72dhQFdDa3KOG-8pPpDKoKXTdhUri4iyCf0cteMn2fWJ61_e0kpsUcot87_Ztrp8pDTniUOjlarOUlvyMcMg/s400/TANABATA2.jpg
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyuu).


A celebração - Japão e Brasil
O festival que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em 1603.

Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. É realizado em diversas cidades, mas o mais tradicional é o de Miyagui, que se realiza em agosto, aproveitando as férias de verão das escolas japonesas.

No Brasil o primeiro festival Tanabata foi realizado na cidade de Assaí, no Estado do Paraná no ano de 1978.

Com o nome de "Festival das Estrelas", o Tanabata Matsuri é realizado na cidade de São Paulo, na Praça da Liberdade, no mês de julho, desde 1979. Esta é a principal comemoração anual do bairro, incluída no Calendário Turístico do Estado e do Município de São Paulo:

as ruas e a praça são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas;

http://www.mustlovejapan.com/video/TL041.flv.jpg

tanzaku , pequenos pedaços de papel onde as pessoas colocam seus pedidos, são pendurados nesses bambus;

http://marinerds.com/pictures/070709/Tanabata-5.JPG

são realizadas também apresentações de tambores taiko, danças folclóricas e shows de cantores.

Em 1994, o festival Tanabata também foi introduzido no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto, no Parque Municipal do Morro do São Bento.


Canção tradicional do festival
Existe uma canção tradicional de Tanabata - muito ensinada às crianças japonesas:

Tradução livre:
As folhas do bambu, murmuram, murmuram,
E balançam as pontas.
As estrelas brilham, brilham,
Como grãos de areia de ouro e prata.

Oh, papéis coloridos
Eu escrevi (meus pedidos).
As estrelas brilham, brilham,
E me olham do céu.


Lindo né?♥______♥

fonte de inspiração:

O Japão aos olhos do brasileiro

0 comentários:

Postar um comentário

 

Garota Kawaii PI. Design By: SkinCorner